quinta-feira, 1 de maio de 2014

Visões Periféricas com inscrições abertas até 12 de maio

O Festival Visões Periféricas possui três eixos de trabalho, o audiovisual, a educação e a tecnologia. Articulando cada um desses eixos, o festival chega a 8ª edição com a missão de ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras, mas também repensar a periferia como um conceito sujeito a deslocamentos e permanentes revisões. Em 2014 irá acontecer de 12 a 17 de agosto no Oi Futuro Ipanema, Praça Gal. Osório, Centro Cultural Justiça Federal, cineclubes, escolas e comunidades populares do Rio de Janeiro (RJ).

Suas principais mostras aqui destacadas procuram reunir os filmes selecionados a partir desses três pilares. Durante os seis dias em que acontece, o festival promove o encontro e diálogo entre o público e diretores de diversas partes do país e região ibero-americana. Os filmes selecionados refletem a diversidade de contextos de realização e estilos formais. O Visões Periféricas procura sobretudo ser uma experiência estética que nasce da eletricidade gerada nesses encontros, o maior legado que o festival pode deixar nas mentes e corações de quem participa dele.

O Visões Periféricas também é um festival pioneiro no Rio de Janeiro, não só foi o primeiro a criar um espaço privilegiado para filmes e realizadores oriundos de oficinas, escolas livres e projetos e formação do Brasil e Ibero-américa, como também é pioneiro a realizar exibições sistemáticas em regiões da cidade que até então não eram contempladas por festivais desse porte, como as favelas cariocas. Ele atualmente acontece em salas de cinemas, cineclubes, praças e ruas da cidade.

É por tudo isso que hoje o festival é uma referência no país para jovens realizadores, pesquisadores e o público em geral. Aguardamos a sua inscrição e convidamos você para fazer parte desse processo de renovação do audiovisual brasileiro.

Inscrições até o dia 12 de maio para as mostras:
  • Visorama: filmes de até 30min produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação audiovisual.
  • Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual
  • Longa-Metragem: filmes acima de 70 minutos realizado por diretores independentes, instituições e coletivos de audiovisual.
  • Tudojuntoemisturado: filmes de até 5min produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis. São aceitos vídeos no formato remixagem, mashup e videoclipe.
Mais informações: www.visoesperifericas.org.br
tel. 21 2226 9173

Fonte CTAV

Nenhum comentário: